segunda-feira, 24 de março de 2014

Por que mudar? Por que Amsterdam?

Sempre tive o sonho de morar fora do Brasil, vivenciar uma nova cultura... e o melhor de tudo é que este sonho não era só meu, mas sim do casal!

Em fevereiro de 2012 programamos uma viagem de férias: Paris, Milão e Amsterdam. Paris porque gostaríamos de rever esta cidade linda, Milão para visitar minha irmã e Amsterdam para conhecer um lugar novo. Eu imaginava Amsterdam como uma cidade de drogas e prostituição, gente drogada pelas ruas, bagunça... e mais nada. Acho que eu nunca procurei saber muito sobre esta cidade... 

Quando chegamos em Amsterdam, eu simplesmente me apaixonei. A parte de prostituição e consumo de drogas leves existe, mas é super controlada e organizada - além de ser mais localizada na região do Red Light District (mas isso fica para outro post!). 

Conforme passeávamos pela cidade, mesmo com o dia totalmente nublado, eu ficava mais emocionada e apaixonada. Até que em um certo momento eu virei para o meu marido e disse: "Nossa, eu gostaria muito de morar aqui!". Este momento me marcou, pois realmente foi a transformação de um desejo em palavras. Era exatamente o que eu estava sentindo e desejando naquele momento!


 

E aí, 9 meses depois... eu recebo a ligação do meu amado (que estava em uma viagem a trabalho) dizendo: "Meu chefe acabou de dizer que está abrindo uma posição para trabalhar para a Europa e será baseada em Amsterdam. Perguntou se eu teria interesse...". E foi aí que o sonho começou a se transformar em realidade.

O processo para aprovação dele para a vaga durou alguns meses e em fevereiro de 2013 ele recebeu a confirmação de que havia sido aprovado. Mas não seria um processo simples, já que ele precisaria do visto de trabalho. Até um certo momento pensamos que seria mais fácil, já que eu tenho passaporte europeu (pela herança do meu avô, que era alemão). Mas quando fomos ao consulado alemão verificar, descobrimos que não seria possível. A única possibilidade seria se fossemos viver na Alemanha e se eu tivesse como sustentá-lo por lá. Bom, definitivamente, não era este o caso.

E aí começou o processo do visto de trabalho dele, que demorou mais... 9 meses! Muita ansiedade e angústia durante estes meses de espera... mas deu tudo certo. E aqui estamos nós! Um sonho realizado!

É engraçado que os holandeses por aqui nos perguntam: "Nossa, mas vocês trocaram o Brasil pela Holanda? Aqui é muito frio, chove muito..." Ok, no Brasil o clima é ótimo, com muitos dias de sol... mas por outro lado, você anda pelas ruas sempre com medo de um assalto, o transporte público está cada dia pior... a saúde e educação nem se fala... os bandidos matam a troco de nada... É triste mas, infelizmente, é a realidade. 

É claro que morar aqui não é só um mar de rosas... o frio e a chuva são ruins sim, a saudade da convivência que tínhamos com os amigos e familiares é muito grande e dói... morar em um país que você não fala o idioma local é muito ruim também. Ok, todos falam inglês, mas as cartas que você recebe são sempre em holandês, as placas nas ruas também, os produtos no supermercado também... Pelo menos vivemos em uma época moderna, que tenho um tradutor no meu celular, que temos Skype e Face Time para matar as saudades e conviver um pouco com os amigos e família... Imagina alguns anos atrás, quando não existia tudo isso?





Nenhum comentário:

Postar um comentário