E o primeiro post do blog não poderia ser outro... vamos falar das janelas, uma paixão nacional!
Quando visitei pela primeira vez Amsterdam, já notei algo diferente ao caminhar pelas ruas. A maioria das casas possuem grandes e muitas janelas. Conclusão: quem está passando pela rua, consegue ver tudo o que está acontecendo na sala, na cozinha ou até mesmo no quarto das casas. Não é a toa que o Big Brother foi inventado aqui!
Na realidade os holandeses mesmo não passam pelas ruas olhando para dentro das casas... provavelmente porque para eles sempre foi normal. Mas para quem vem de fora, seja brasileiro ou até mesmo de outro país da Europa, é difícil passar e não dar uma olhadinha!
Fora que para quem vem de um país com problemas graves de segurança, é muito difícil de se acostumar com o fato de você conseguir ver praticamente tudo que tem dentro da casa da pessoa, além de seus hábitos e rotina.
Eu tento me controlar (pois não quero ficar parecendo sempre turista por aqui), mas muitas vezes ao andar pelas ruas, me pego olhando de canto de olho para aquela janela ao meu lado, sem querer virar o rosto, mas quase virando... enfim, ainda não são nem 3 meses vivendo aqui e acho que um dia isso vai passar (ou não!).
Janela: "Por remeter ao exterior, pode ser considerada como ângulo de visão, pois permite a entrada de elementos como luz e ar, mas também possibilita a extensão do olhar como um indivíduo que participa da ação observada. É o símbolo da receptividade, da abertura para as influências vindas de fora, da entrada da luz. Representa também a sensibilidade às influências externas. A janela pode ainda ser considerada como sendo um símbolo da consciência, ou um portal para o inconsciente." - Wikipédia
Este é o primeiro post que também ajuda a explicar o nome que escolhi para o blog! :)
Sabe que eu reparei a mesma coisa na 1a vez que estive na cidade e não conseguia não olhar. Perguntei ao Thomas, meu amigo holandês, se eu de fato estava vendo algo específico daquela cultura.
ResponderExcluirEle me explicou que as janelas são grandes visando captar a maior quantidade de luz possível, já que neste país, alguns períodos sem sol e dias que são escuros em sua maioria, são bem frequentes.
Mas para mim outra coisa chamou a atenção. Quando chegava a noite, eu olhava mais. Pois com as luzes de dentro acesas, as casas chamavam mais atenção. E toda casa parecia muito gostosa para mim, aconchegante. Reparei que quase todas tem uma luz suave e charmosa. Perguntei sobre isso também ao meu amigo holandês e ele disse que existe um termo para isso chamado "Gezellig", que na verdade tem vários significados e assim como a nossa saudade, é dita como uma das palavras mais complicadas para se traduzir ao inglês.
Mas é algo como aconchegante mesmo e pode significar estar com as pessoas amadas ou algo assim também. Faz anos que ele me disse isso e nunca esqueci.
Aproveite essa linda cidade! :D
Interessante esta palavrinha e mais ainda o seu significado... realmente dá pra notar isso na maioria das casas por aqui! Ela só não é muito fácil de pronunciar, já que o "g" aqui tem o som daquele "r" que vem da garganta... ;)
Excluir(...) Abre a janela agora
ResponderExcluirDeixa que o sol te veja
É só lembrar que o amor é tão maior
Que estamos sós no céu
Abre as cortinas pra mim
Que eu não me escondo de ninguém (...)
Conversa De Botas Batidas, Los Hermanos