segunda-feira, 17 de março de 2014

A busca pelo novo lar...

Neste segundo post, vou contar como foi a busca pelo nosso novo lar doce lar!

Começamos a buscar sites de imobiliárias pela internet e, através destes sites, começamos a buscar apartamentos/casas em qualquer área de Amsterdam. Ainda sem saber ao certo quais as diferenças entre cada área (de preço, tempo de construção, características do imóvel, etc), buscamos um pouco de tudo. 

Fizemos uma primeira viagem para visitar alguns apartamentos em Fev/2013. Nestas visitas percebemos que não seria nada fácil encontrar o apartamento e região ideal. Recebemos a indicação de um bairro que poderíamos gostar, e lá fomos nós passear por Ijburg - um bairro que está sendo construído sobre seis ilhas artificiais (em breve farei um post dedicado a Ijburg!) - e nos encantamos

Voltamos para o Brasil e continuamos a busca pela internet, mas agora com um foco: Ijburg!

O processo do visto demorou um pouco mais do que imaginávamos. Assim que tivemos a confirmação de que o visto tinha finalmente saído, marcamos uma viagem com a missão de encontrar nossa casa! Agendamos algumas visitas para o início de Novembro (um total de 12 visitas) e lá fomos nós mais uma vez!

Primeiro dia de visitas: Uma visita em grupo, ou seja, vários interessados ao mesmo tempo. Isso me pareceu um pouco estranho, mas realmente do ponto de vista do corretor é bastante prático! Mais um detalhe deste dia de visitas: mesmo chovendo e com uma distância considerável entre um apartamento e outro... cada um (o corretor e os outros visitantes) entrava no seu carro e... ninguém oferecia uma carona! Lá íamos nós dois caminhando apressados pela chuva até o próximo imóvel! Só no penúltimo imóvel que a corretora finalmente resolveu nos oferecer uma carona! Claro que não posso generalizar, mas comecei a sentir aqui a diferença cultural... se fosse na minha terra, naturalmente alguém (ou todos) iriam oferecer uma carona... é claro!

Enfim, gostamos de um apartamento mas demoramos 1 dia para fazer a proposta e aí, acabamos perdendo (pois uma das pessoas da visita em grupo, já tinha feito proposta antes). A visita dos apartamentos restantes estava marcada para 1 dia antes de irmos embora (a corretora simplesmente não podia nos atender antes). Parece até que por aqui o cliente não é tão importante assim, não acha?!

Chegou o dia e visitamos mais uns 4 apartamentos e nos apaixonamos por um. Fizemos a proposta no mesmo momento, praticamente segurando a corretora pelo braço e dizendo "Pelo amor de Deus, este apartamento é nosso, ok?". 

Parecia então que tudo estava resolvido e poderíamos voltar para o Brasil tranquilos... se não fosse por um detalhe: Assim como a grande maioria dos apartamentos que visitamos, ele não tinha piso! Isso é realmente curioso: ao alugar um imóvel aqui, as pessoas colocam o piso e, quando vão embora, levam o piso junto. Oi?! 

E para ajudar, fizeram um pouco de terror com a gente, dizendo para tomar cuidado pois é comum você pagar para uma pessoa fazer este tipo de serviço e ela simplesmente sumir depois de ter recebido o dinheiro. Mais um "Oi?!" - realmente um pouco difícil de acreditar que isto acontece por aqui...

No fim, encontramos uma pessoa (pela internet!), que veio nos encontrar no hotel algumas horas antes de irmos embora... olhamos as amostras do piso, escolhemos e ele ficou de nos mandar a proposta. Já no Brasil, recebemos a proposta, negociamos um pouco, pagamos e rezamos para que ele realmente fosse lá colocar o piso e não sumisse com o nosso dinheiro! 

E não é que deu tudo certo? :)

Chegamos com 7 malas grandes, mais 2 de mão (fora as outras 4 malas grandes que já havíamos trazido antes) e... realmente tinha piso no apartamento! Piso e... mais nada! Mas isso fica para outro post! ;)


Algumas imobiliárias que encontramos por aqui:
Vesteda, Funda, Hoen, MVA, MeMakelaars, 123Makelaar e KRK.







2 comentários:

  1. Olá, Daniela! Você ainda está em Amsterdam? Ri muito neste post, e estou me vendo nele! Também estou me mudando provavelmente no final de abril/16 ou começo de maio/16 e achei super estranho ver fotos de casas sem piso. Era minha dúvida! ERA! rs Acho que o mais difícil é tentar escolher um bairro, pois diferente de você, não vou antecipadamente prá escolher um local. Vou ver as casas que gostei pela internet e meu marido vai sozinho... Vou depois definitivamente com minhas 3 filhas pequenas e 10 malas grandes! Alguma dica de bom bairro para se viver tranquilamente? Meu marido vai trabalhar no centro de Amsterdam, mas eu prefiro viver um pouco distante e fazê-lo pedalar um pouco mais. bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliana, que legal que você gostou do post e riu bastante! :) Eu ainda moro aqui sim... Que legal que você está de mudança, posso imaginar a ansiedade! A parte mais difícil é o idioma, mas aos poucos vai aprendendo... Vocês virão para ficar um tempo certo ou sem data de volta? Olha, sobre bairros eu sou suspeita pois gosto muito de Ijburg. Um bairro muito residencial, com muitas famílias e crianças (já ouvi dizer que este é o bairro com maior número de crianças na Europa!). Ao mesmo tempo que é super tranquilo, um pouco afastado do centro, tem o bonde que passa na avenida principal e em 15-20 minutos vc chega na Estação Central. Tem um video institucional que mostra um pouco do bairro, dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=hRTQMk2gXHs E para olhar casas, dá uma olhada no site Funda (http://www.funda.nl). Boa sorte com a mudança! Qualquer coisa, estou por aqui! ;)

      Excluir