Um pouco da história do kroketten aqui na Holanda:
Desde 1800, era uma maneira de utilizar sobras de carne cozida ou assada, que era moída, misturada a um creme espesso, refrigerada, enrolada em pedaços com formato de tronco, depois empanados e fritos. Após a Segunda Guerra Mundial, vários fornecedores começaram uma produção em massa de croquetes de carne bovina. Posteriormente, o croquete se tornou um dos mais populares fast food por aqui. Uma pesquisa em 2008 mostrou que 350 milhões de croquetes são consumidos todo ano na Holanda! Estima-se que 75% de todos os holandeses vão comê-lo, resultando em 29 croquetes por pessoa a cada ano, em média.
O croquete aqui é normalmente consumido com pão (Broodje kroket) e mostarda, mas ele puro também é muito consumido, como é também encontrado na enorme rede Febo de fast food, onde você coloca a moeda na máquina e pega seu kroketten (que parece estar em uma janelinha). Simples assim! Preço: 1,50 euros.
Até o McDonalds tem sua versão com pão: o McKroket!
No mercado ele também é encontrado de diversas marcas e tipos no setor de congelados:
A marca Van Dobben, inclusive coloca a "receita" na caixa da versão tradicional congelada:
O kroketten é assim mesmo por dentro, como mostra na foto. Ele é feito com pedaços de carne moída misturadas a um creme espesso a base de farinha de trigo, manteiga e caldo de carne (algumas receitas usam também um pouco de leite) e ervas. Ao morder, ele é sequinho por fora e cremoso por dentro. Hmmmmmmmm.... lekker (gostoso)!
Ele faz tanto sucesso por aqui que existe também uma versão menor, em formato de bola, chamada Bitterballen, que é servido na maioria dos eventos e bares por aqui - normalmente com um pouco de mostarda. Não deixe de provar! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário