terça-feira, 29 de abril de 2014

O Dia do Rei!

Um pouco sobre a história: As celebrações Reais foram realizadas pela primeira vez em 31 de agosto 1885 como Prinsessedag (Dia da Princesa), o quinto aniversário da princesa Wilhelmina, herdeira do trono holandês. Em sua ascensão ao trono, o feriado adquiriu o nome Koninginnedag (Dia da Rainha). Sua filha, Juliana, ascendeu ao trono em 1948 e o feriado foi transferido para o dia 30 de abril, dia do aniversário da nova Rainha. Sua filha Beatrix ascendeu ao trono em 1980 e, apesar de seu aniversário ser em 31 de janeiro, ela manteve a celebração no dia 30 de abril em homenagem a sua mãe (e quem sabe também por ser uma época muito fria e não combinar muito com esta festa). A Rainha Beatrix abdicou em 2013, levando à ascensão seu filho Willem-Alexander. O nome do feriado nacional mudou, então, para Koningsdag (Dia do Rei) e a celebração mudou para 27 de abril, o dia do seu aniversário. Porém, como dia 27/04/2014 caiu em um domingo e, por algum motivo, não se comemora o Dia do Rei/Rainha de domingo, a celebração neste ano foi transferida para o dia 26 de abril.

A celebração do Dia do Rei leva moradores e visitantes a celebrar ao ar livre. Nas ruas, canais, parques e todo o resto, a cidade é tomada pela cor laranja, a cor que deixa os holandeses ainda mais felizes e orgulhosos! É assim que todos desfrutam da maior festa de rua do ano!!!

  
  
 
 
 


E mesmo os desavisados que não tinham nada laranja puderam entrar no clima comprando algo em alguma das várias barracas de acessórios:

 

Além do laranja-orgulho-superpoder nas ruas, tem também muita música ao vivo, DJs, festas e um mercado de rua em toda a cidade. O vrijmarkt (literalmente "mercado livre") dá a todos a chance de vender suas coisas de segunda mão nas ruas e parques de Amsterdam, sendo este um dos maiores "mercado de pulgas" do mundo. Pois é, basta pegar suas coisas, achar um canto e vender. Simples assim! Além de coisas usadas, muita gente monta uma barraca para preparar e vender comidas e bebidas.

  
  
É muito legal ver que toda a família participa e se diverte junta. Seja ajudando nas vendas ou até cantando. Eu aproveitei para comprar um livro infantil, para aprender palavras em holandês, e quem me disse o preço (€ 0,50), cobrou e agradeceu foi uma criança de aproximadamente 4 anos de idade (com a mãe ao lado incentivando). E assim os pais aproveitam para mostrar aos filhos o valor do dinheiro e também já começam a inserir as crianças no mundo dos negócios. Muito legal!

  

O próximo Dia do Rei será celebrado no dia 27 de abril de 2015, uma segunda-feira. Vale a pena programar a viagem para estar aqui neste dia!

Eu pedi um depoimento para uma holandesa que me enviou um belo resumo sobre o Dia do Rei e o sentimento que isso representa na vida deles:

"Este foi o primeiro Dia do Rei realizada no dia 27 de abril (o Dia da Rainha era comemorado no dia 30 de abril), e então é a primeira vez da minha vida que nada acontece no dia 30 de abril! 

Para mim é um dia muito festivo e feliz pois todo mundo celebra o aniversário do nosso Rei, jovens e velhos, não importa o que você faz, o que você acredita e de onde você vem. Todos nós somos orgulhosos de ter um Rei (e Rainha) e fazer parte desta tradição holandesa. É um dia inteiro de festa, música, comidas e bebidas nas ruas. Todo mundo vestido de laranja, incluindo maquiagem, chapéus e outros acessórios. Geralmente o clima já está muito agradável no final de abril e as pessoas podem desfrutar do sol e do início deste sentimento de verão.

O Rei, a Rainha e a Família Real (este ano as três princesas também estavam lá por um tempo, pela primeira vez) visitam sempre uma cidade/vila do país, passando perto das pessoas. Isso é transmitido na TV e muitas famílias assistem pela manhã. Todas as escolas de futebol, natação e outros esportes, além de clubes da mesma cidade/vila estão fora e apresentam algo para o Rei ou organizam um jogo tradicional holandês, como "saco andando"... que, algumas vezes, o Rei e os outros membros da Família Real participam.
Quando criança lembro-me que a Rainha veio visitar nossa aldeia e, por isso, eu tenho certeza de que muitas crianças tiveram essa experiência uma vez na vida.

E agora o Rei informou que ele quer comemorar seu aniversário de forma diferente no próximo ano. Isso vai ser uma surpresa para todos nós!

Em todas as cidades e aldeias todo mundo sai às ruas, onde os "mercados de pulga" já começaram (a maioria já tinha reservado um lugar da calçada uma semana antes com fita adesiva no chão ou então saiu muito cedo para conseguir um lugar). As pessoas vendem tudo o que eles não querem mais: livros, sapatos, roupas, jogos, utensílios de cozinha ou eles fazem alguma coisa (para comer) para vender. É bom para passear e encontrar algumas coisas baratas e comprar alguns snacks.

Enquanto isso, há música nas ruas e as pessoas todas vestidas de laranja festejando. Em Amsterdam, há também uma grande quantidade de barcos nos canais, com muita música.
A festa nas cidades começa na noite anterior, com muita gente indo para festas. O Dia do Rei termina geralmente em torno das 17:00, quando todo mundo já está satisfeito e cansado e vai para casa comer e descansar e, muitas vezes trabalhar no dia seguinte."

Muito obrigada Dorien por este depoimento, cheio de emoção e orgulho da sua pátria!

Conversei com outra holandesa muito querida, que também me disse que este é um dia muito feliz e que todos vão as ruas para mostrar o orgulho de ter um Rei (antigamente uma Rainha) e festejar, é claro! Marianne, eu pude ver nos seus olhos o orgulho de ser holandesa e fazer parte desta tradição! 

É muito bom ver esta emoção e o orgulho que os holandeses sentem por sua história! Fico ainda mais feliz de estar aqui e começar a fazer parte disto também! :)


quarta-feira, 16 de abril de 2014

O som do gato bravo e as vogais holandesas!

Antes de começar as aulas de holandês, eu achava que a parte mais difícil referente aos sons seria daquele "erre" que parece que vem do fundo da garganta. 

Comecei a fazer aulas na semana passada e descobri que ele nem é tão difícil assim (cansa um pouco no começo) e que ele é o som da letra "G" (normalmente no começo ou final da palavra), como por exemplo "gisteren" (ontem) e "dag" (dia) e também quando tem o "CH" normalmente no meio da palavra, como por exemplo licht (luz).

Para ensinar como fazer este som, a professora pediu para imaginar o som de um gato bravo fazendo assim:



E a cada palavra com este som, ela pedia para fazer este movimento com a mão junto com o tal do som do gato bravo (para ajudar a gravar)... Professora engraçada!

Aí veio uma palavra mais complicada de pronunciar com este som: "graag" (com prazer).

Para esta palavra a professora pediu para pronunciar por etapas:
1- ggggrrrrrrrrr (desta vez não era mais um gato, mas sim o som de um leão bravo);
2- ggggrrrrrrrrraaaaa (o leão e depois o som do aaaaaa);
3- ggggrrrrrrrrraaaaa    g (após o som do aaaa uma pausa e depois som do gato bravo);
4- ggggrrrrrrrrraaaaag (a palavra toda junta, com o leão no começo, o aaa no meio e o gato no fim).
Ufa!

Depois desta aula o som do gato ficou mais fácil de fazer.

E aí veio a parte que eu nem imaginava que seria tão difícil: as vogais holandesas!

As vogais aqui tem diferentes combinações e também podem ser longas e curtas.

Aqui vão as principais (e cada uma tem um som/tempo específico):

a  aa  e  ee  i  ie  o  oo  u  uu  oe  eu  au  ou  ui  ei  ij

Para ter uma ideia melhor dos sons assista este vídeo.

Eu achei esta tabelinha em um blog para iniciantes no idioma holandês e também ajuda a entender o tamanho do problema, principalmente ao juntar as vogais e/ou as combinações:



Em muitos sons é praticamente impossível perceber a diferença entre eles. 

Me lembro quando minha professora de espanhol disse que não conseguia entender e pronunciar a diferença entre o nosso "ô" e o "ó" (como em avô e avó, que em espanhol é abuelo y abuela). Eu até achava meio absurdo, afinal para nós existe uma diferença clara entre estes dois sons. Como ela não conseguia perceber isso?! Mas agora entendo... quando você não tem um (ou alguns) tipo de som no seu idioma, é realmente muito difícil perceber e pronunciar certas diferenças fonéticas.

Bom, estou só no começo das aulas de holandês e com certeza ainda tem muito para aprender e praticar!

Doei!
(tchau - mais informal) - que se diz algo como duuUUUuiiiiiIIIiii! ;)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Kroketten (o famoso croquete daqui)!

Antes de vir a primeira vez para Amsterdam, tinha lido uma matéria sobre os famosos croquetes daqui. E claro, ao chegar aqui, demos uma passada no Van Dobben (um dos melhores) para experimentar o famoso kroketten! Preço: 2,75 euros.



Um pouco da história do kroketten aqui na Holanda:
Desde 1800, era uma maneira de utilizar sobras de carne cozida ou assada, que era moída, misturada a um creme espesso, refrigerada, enrolada em pedaços com formato de tronco, depois empanados e fritos. Após a Segunda Guerra Mundial, vários fornecedores começaram uma produção em massa de croquetes de carne bovina. Posteriormente, o croquete se tornou um dos mais populares fast food por aqui. Uma pesquisa em 2008 mostrou que 350 milhões de croquetes são consumidos todo ano na Holanda! Estima-se que 75% de todos os holandeses vão comê-lo, resultando em 29 croquetes por pessoa a cada ano, em média.

O croquete aqui é normalmente consumido com pão (Broodje kroket) e mostarda, mas ele puro também é muito consumido, como é também encontrado na enorme rede Febo de fast food, onde você coloca a moeda na máquina e pega seu kroketten (que parece estar em uma janelinha). Simples assim! Preço: 1,50 euros.

 



Até o McDonalds tem sua versão com pão: o McKroket!

 

 


No mercado ele também é encontrado de diversas marcas e tipos no setor de congelados:

 



A marca Van Dobben, inclusive coloca a "receita" na caixa da versão tradicional congelada:

 

O kroketten é assim mesmo por dentro, como mostra na foto. Ele é feito com pedaços de carne moída misturadas a um creme espesso a base de farinha de trigo, manteiga e caldo de carne (algumas receitas usam também um pouco de leite) e ervas. Ao morder, ele é sequinho por fora e cremoso por dentro. Hmmmmmmmm.... lekker (gostoso)!

Ele faz tanto sucesso por aqui que existe também uma versão menor, em formato de bola, chamada Bitterballen, que é servido na maioria dos eventos e bares por aqui - normalmente com um pouco de mostarda. Não deixe de provar! ;)