Desde que descobrimos que aqui é possível financiar 104% do valor do imóvel e a taxa de juros é praticamente 1/3 da do Brasil... começamos a pensar em comprar um apartamento ou uma casa e deixar de pagar aluguel (que é um dinheiro sem volta...) por aqui. Além disso, ouvimos muitas pessoas dizerem que o momento é bom para compra, uma vez que os juros e os preços dos imóveis estão mais baixos...
Bom, desde então, viramos Funda maníacos (o website mais popular para quem está em busca de um imóvel para comprar ou alugar)! Baixamos o aplicativo que funciona também por localização e, praticamente por qualquer lugar que passávamos, sempre procurávamos pelo aplicativo as opções de imóveis a venda ali por perto.
E assim começamos a nossa busca! Chegamos a agendar algumas visitas. Para a nossa surpresa, os donos do imóvel nunca acompanharam. Ou seja, o corretor tinha a chave do imóvel para nos receber e deixar olhar tudo... sem a presença dos donos! Coisas pessoais, computador, objetos de valor... tudo pela casa sem preocupação de que pudessem ser roubados. Confesso que fiquei surpresa e... feliz! Puxa, moro num local em que é normal um corretor (pessoa estranha) receber os interessados pela compra do seu apartamento (mais pessoas estranhas) sem a necessidade e preocupação da presença dos donos?! E olha que não foi uma ou duas vezes não, foram várias!
Alguns dias por ano alguns apartamentos participam do chamado "Open Huis". É um dia que você pode visitar os apartamentos indicados no site sem qualquer pré-agendamento antes. Ou seja, naquele período do dia (das 10hs às 17hs, se não me engano) você simplesmente toca a campainha e visita o imóvel. E neste caso, lá estão os donos do imóvel prontos para te receber e te deixar completamente a vontade para circular pela casa (com ou sem eles ao lado!). Ah, e mesmo sem o corretor estar por lá, caso você se interesse pelo imóvel, a venda será feita pelo corretor... os donos não vão tentar "cortar" o custo do corretor pelo fato de terem tido o contato direto com os interessados pela compra.
E somando as agendadas e mais as sem agendamento no "Open Huis", chegamos a visitar acho que uns 30 imóveis! Finalmente decidimos o apartamento que gostaríamos de comprar e fizemos a proposta! Depois de aceita, assinamos a opção de compra e demos entrada nos papéis com a empresa que nos ajudou a encontrar a melhor opção de financiamento. Depois de receber o OK do financiamento, foi agendada a assinatura do contrato no cartório.
E dia 31/10 chegamos no cartório: Um prédio maravilhoso, com uma vista incrível (olha esta foto!) e uma sala com chocolates, bolachinhas e bebidas (água, sucos e café).
Não sei se todos os cartórios por aqui são assim ou se tivemos sorte. ;)
Como neste dia eles fazem a leitura do contrato de compra e do financiamento, que deve ser obrigatoriamente em holandês, tivemos a presença de uma tradutora. E assim foi: a tabeliã lia uma frase em holandês e a tradutora nos dizia em português. Ao final, assinamos e recebemos a chave do imóvel!
Agora é começar uma pequena reforminha e programar a mudança! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário