quarta-feira, 19 de novembro de 2014

As casas holandesas!

Neste post vou contar um pouco de como são as casas holandesas e as principais diferenças que encontrei por aqui.

Ao andar pela cidade você claramente nota uma característica externa das casas por aqui: quase todas de tijolinho marrom mais escuro e as janelas norlmalmente brancas. Tão lindo...


Janela 
É claro que começo por ela, que inspirou o blog e que é tão presente por aqui! Pois é, aqui as casas normalmente possuem janelas grandes e em todas as paredes possíveis. E elas foram decisivas para a escolha do nosso novo lar!

 

Cozinha
Aqui, como em outros países na Europa, geladeira, freezer e máquina de lavar louça normalmente são embutidos dentro dos móveis. Você olha para a cozinha e parece que são somente armários... até que você começa a abrir as portas e descobre que uma porta é a geladeira, a outra é a máquina de lavar louça (aqui este é um item básico, praticamente toda casa tem uma) e, se tiver sorte, a outra é o freezer. 
Dá uma olhada:

 

Confesso que não curti muito essa idéia de geladeira dentro do armário e, para o novo apartamento, a geladeira será a nossa tradicional mesmo! ;)

E onde está o filtro de água?
As casas não precisam de filtro já que a água da torneira é potável e é esta a água que todos bebem. Ah, e é ótima!

Área de Serviço (Berging), se você tiver sorte... é claro!
Aquela área de serviço que eu estava acostumada, com janela, tanque e varal no teto não existe por aqui. Quando você tem sorte, o apartamento/casa tem uma área específica para a máquina de lavar roupa, que se chama Berging. Nada mais é do que um quartinho (sem janelas) para colocar a máquina de lavar roupa e secadora (aqui é relativamente comum ter uma) e também onde fica o cano do sistema de exaustor de ar. Mas e o tanque? Isso definitivamente não existe por aqui! E o varal? O varal você compra aqueles desmontáveis e quando lava roupa você abre ele no meio da sala ou em algum canto perto da janela e estende suas roupas ali! ;)



Ah, e se você não tiver a sorte de ter o tal do berging, a máquina de lavar roupa fica no banheiro mesmo!

Banheiro

Aqui é super comum ter uma privada só para a casa toda, mesmo em casas/apartamentos de 3 dormitórios. Na maioria das vezes, a privada fica em um ambiente separado. Então você tem um banheiro com pia, chuveiro e muitas vezes uma banheira (aqui é comum ter banheira)... mas sem a privada, e no outro "banheiro" você tem só a privada e uma pia. 
Mas... e se a única privada da casa entupir?! Bom, por aqui isso é muito difícil de acontecer já que o encanamento da privada é mais largo do que os outros. Aliás, pode ser por isso também que aqui não se joga papel higiênico e lenço umedecido no lixinho, mas sim dentro da privada! Muito mais higiênico e inteligente esse cano mais largo, não é?! Acho que pode ser por isso também que eles não tem essa neura de ter mais de uma privada na casa... Será?! Ah, e não vai me dizer que a privada da sua casa (ok, ou do seu amigo) aí no Brasil nunca entupiu?!? ;)

E o ralo?! Fora o ralo do box/banheira e pias... não, não tem ralo no chão do banheiro! Pois é, não tem essa de sair lavando o banheiro com água porque simplesmente não tem ralo. O negócio é ir no paninho com balde e muito desinfetante!

Ah, e as portas dos banheiros (e do berging) aqui abrem para fora... um corretor me explicou que é para o ar poder entrar e sair melhor e para não ocupar espaço também. Ok, faz sentido. Mas, se você não abrir a porta com cuidado, pode acabar dando uma portada na cara de quem estava passando ali do outro lado!

Escadas
Quem já visitou a Anne Frank House sabe como são as tradicionais escadas holandesas! Para ocupar menos espaço, as escadas de antigamente eram estreitas, com degraus altos e curtos. Ou seja, você não sobe, você escala! Muitas casas do centro ainda possuem este tipo de escada...
 

Nas regiões mais novas (que é o caso de onde moro... ufa!), as casas já foram construídas com escadas "normais" e alguns prédios (como o meu), apesar de normalmente terem até 4 andares, possuem até elevador! Santo elevador que vai ajudar demais na mudança...

Bom, quando você muda para outro país, este conceito de "normal", "comum"... sofre um terrível choque cultural! E quando você se dá conta, já não sabe mais o que é o normal pra você!

Acho que estas são as principais diferenças que encontrei nas casas por aqui... depois conto mais! :)

Se quiser explorar um pouco as casas (plantas e fotos) por aqui... dá uma olhada neste site de imóveis: www.funda.nl

domingo, 2 de novembro de 2014

A compra do nosso novo lar!

Desde que descobrimos que aqui é possível financiar 104% do valor do imóvel e a taxa de juros é praticamente 1/3 da do Brasil... começamos a pensar em comprar um apartamento ou uma casa e deixar de pagar aluguel (que é um dinheiro sem volta...) por aqui. Além disso, ouvimos muitas pessoas dizerem que o momento é bom para compra, uma vez que os juros e os preços dos imóveis estão mais baixos...

Bom, desde então, viramos Funda maníacos (o website mais popular para quem está em busca de um imóvel para comprar ou alugar)! Baixamos o aplicativo que funciona também por localização e, praticamente por qualquer lugar que passávamos, sempre procurávamos pelo aplicativo as opções de imóveis a venda ali por perto.

E assim começamos a nossa busca! Chegamos a agendar algumas visitas. Para a nossa surpresa, os donos do imóvel nunca acompanharam. Ou seja, o corretor tinha a chave do imóvel para nos receber e deixar olhar tudo... sem a presença dos donos! Coisas pessoais, computador, objetos de valor... tudo pela casa sem preocupação de que pudessem ser roubados. Confesso que fiquei surpresa e... feliz! Puxa, moro num local em que é normal um corretor (pessoa estranha) receber os interessados pela compra do seu apartamento (mais pessoas estranhas) sem a necessidade e preocupação da presença dos donos?! E olha que não foi uma ou duas vezes não, foram várias! 

Alguns dias por ano alguns apartamentos participam do chamado "Open Huis". É um dia que você pode visitar os apartamentos indicados no site sem qualquer pré-agendamento antes. Ou seja, naquele período do dia (das 10hs às 17hs, se não me engano) você simplesmente toca a campainha e visita o imóvel. E neste caso, lá estão os donos do imóvel prontos para te receber e te deixar completamente a vontade para circular pela casa (com ou sem eles ao lado!). Ah, e mesmo sem o corretor estar por lá, caso você se interesse pelo imóvel, a venda será feita pelo corretor... os donos não vão tentar "cortar" o custo do corretor pelo fato de terem tido o contato direto com os interessados pela compra.

E somando as agendadas e mais as sem agendamento no "Open Huis", chegamos a visitar acho que uns 30 imóveis! Finalmente decidimos o apartamento que gostaríamos de comprar e fizemos a proposta! Depois de aceita, assinamos a opção de compra e demos entrada nos papéis com a empresa que nos ajudou a encontrar a melhor opção de financiamento. Depois de receber o OK do financiamento, foi agendada a assinatura do contrato no cartório.

E dia 31/10 chegamos no cartório: Um prédio maravilhoso, com uma vista incrível (olha esta foto!) e uma sala com chocolates, bolachinhas e bebidas (água, sucos e café). 



Não sei se todos os cartórios por aqui são assim ou se tivemos sorte. ;)

Como neste dia eles fazem a leitura do contrato de compra e do financiamento, que deve ser obrigatoriamente em holandês, tivemos a presença de uma tradutora. E assim foi: a tabeliã lia uma frase em holandês e a tradutora nos dizia em português. Ao final, assinamos e recebemos a chave do imóvel! 



Agora é começar uma pequena reforminha e programar a mudança! :)