quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Begijnhof - um pouco de silêncio e paz bem no centro de Amsterdam!

Este não é um local tão procurado entre os turistas, ao visitar Amsterdam. Realmente não fez parte do meu roteiro na primeira vez que vim a Amsterdam de férias... Na realidade, eu fui descobrir este local faz bem pouco tempo.

Em um belo dia de verão holandês eu estava em uma das ruas mais movimentadas do centro, esperando uma amiga holandesa para visitar o Amsterdam Museu... Quando ela chegou, perguntou se eu já conhecia o Begijnhof. Eu disse que não, e então ela me levou para conhecer este local, que estava logo ali do lado, com uma porta para entrar.


Incrível como, de repente, ao passar por aquela porta, todo o barulho e movimento de pessoas do centro sumiu. Era como entrar em um retiro ou um mosteiro... uma sensação de calma e paz.

Ao entrar vi uma praça linda, com um gramado verde e uma estátua, cercada pelas lindas casinhas holandesas.

 

O Begijnhof, traduzindo seria o Jardim das Beguinas (Beguinas eram mulheres leigas católicas que praticavam uma vida ascética em comum e dedicavam-se ao cuidado dos doentes e dos pobres, assim como às tarefas caritativas e piedosas, sem estar contudo vinculadas a regras de clausura nem a votos públicos).


Não está claro quando exatamente o Begijnhof foi fundado. Em 1346, um documento mencionou uma das casas (beghynhuys). O pátio foi mencionada pela primeira vez apenas em 1389. Originalmente, o Begijnhof foi totalmente cercado por água, com a única entrada localizada na Begijnensteeg.

Lá encontram-se algumas das casas mais antigas de Amsterdam, algumas construídas no começo do século XVI e uma delas - a número 34 - construída em 1528, é uma das duas únicas casas com a fachada de madeira que restaram em Amsterdam após o incêndio do século XV (a outra fica em Zeedijk).


Além das casas antigas e do jardim, existem também 2 igrejas dentro do Begijnhof. A Engelse Kerk (Igreja Inglesa) é uma igreja que foi Católica e, durante a Reforma, tornou-se Protestante. A outra igreja é a Capela Escondida (casas 29 e 30), utilizada pelas Beguinas durante a perseguição à Igreja Católica e que, p ara ser mantida em segredo, não possuía nenhuma fachada por fora e nada que indicasse ser uma igreja ali.

 


  

A última das Beguinas de Amsterdam morreu em 1971 mas até hoje moram apenas mulheres (solteiras ou viúvas), normalmente mais velhas, nestas casas. Portanto, é importante manter um pouco de silêncio e a voz baixa durante a visita. A visita ao Begijnhof pode ser feita a qualquer dia, das 09hs às 17s. 


Vale a pena conhecer este cantinho calmo e escondido, e com tanta história, em pleno centro de Amsterdam!