sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

2014, um ano marcante!

E neste primeiro post do ano, uma retrospectiva de momentos e sentimentos vividos em 2014. Um ano marcante, sem dúvida!

Começamos o ano em um país novo... com temperatura, cultura, hábitos alimentares, idioma, jeito de ser das pessoas, enfim... tantas coisas tão diferentes do que estávamos acostumados. Não foi fácil se adaptar assim de repente a tudo, é claro. Mas acima de qualquer dificuldade, estava a realização de um sonho... e isso nos deu muita força! Principalmente para superar a pior parte: a saudade do convívio com os familiares e amigos.

Saudade que também foi amenizada pela visita de muitos familiares e amigos. Foi muito bom conviver tão de pertinho por alguns dias com pessoas tão especiais!

Agenda de visitas 2014 em vermelho.
E passamos pelo nosso primeiro inverno! Para a nossa sorte, o inverno do ano passado não foi assim tão frio (praticamente não fez temperatura negativa e não nevou) e isso ajudou bastante! 

Em 2014 pudemos vivenciar alguns eventos importantes para os holandeses, como o Koninsdag (Dia do Rei) - antigo Koninginnedag (Dia da Rainha). Foi lindo ver esta cidade toda laranja!

 

Compramos nossas bicicletas, mas ainda preciso praticar muito para ter mais segurança ao andar. Pois é, há muitos anos (mesmo!) que eu não andava de bicicleta. Não esqueci como se anda... mas toda vez que ando, parece que vou cair a qualquer momento. Preciso praticar mais este ano! E a Luna adorou andar na cestinha com o pai!!

 

E assim foi, com muitas dificuldades, muitas novidades, muitas descobertas, um pouco de medo, tomada de algumas decisões, muitas alegrias, algumas decepções e tristezas... enfim, foi mesmo um ano marcante. E o saldo?! Com certeza positivo! 

 

Tão positivo que resolvemos sair do aluguel e "ficar sócio" do banco aqui para comprar o nosso novo lar doce lar! Em Novembro concluímos o processo de financiamento com o banco e estamos arrumando algumas coisinhas antes de mudar. Encontramos o nosso "mestre de obras" por aqui, que está ajudando bastante! :)


Em 2014 pudemos desfrutar da primeira primavera e verão, tão esperados pelos holandeses. A temperatura não é muito alta como no Brasil, apenas em alguns dias (e este verão foi um dos mais quentes dos últimos anos). Conheci uma Amsterdam ainda mais linda e florida!

 

 

Se tem algo que me incomoda por aqui?! Tem sim, duas coisas. 

Uma é o tradicional "almoço" holandês. Durante a semana ok, mas nos finais de semana em que as vezes você está na rua e fala: Vamos parar em algum lugar para almoçar?! Aí você lembra que por aqui, no horário do almoço os restaurantes estão normalmente fechados. Apenas se encontra opções que oferecem sanduíches, saladas e sopas (o tradicional almoço holandês).  Praticamente não existe opção para aquele dia que você quer uma comidinha gostosa! Mesmo restaurante italiano, português  japonês... todos eles só abrem depois das 17:00 (talvez lá no centro da cidade se encontre alguma opção para os turistas, mas não devem ser bons e não rola ir quando se está de carro).

A outra é não falar o idioma local. Ok, todo mundo fala inglês por aqui. Para visitar a cidade por alguns dias ou até semanas, tudo bem. Mas para viver, não dá. Todas as correspondências que você recebe em casa, os canais de TV locais, os rótulos com informações da maioria dos produtos que você compra no mercado, os websites de serviços locais.. é tudo em holandês!

E não poderia esquecer de mencionar que em 2014 nasceu este blog, que tento manter e registrar com todo o carinho um pouco das minhas descobertas e histórias por aqui. Neste novo país, que ganhou meu coração.

E aí está a janela que inspirou o blog.
  
 Ah, Feliz 2015 para todos! 

Deixo aqui o meu maior desejo para este ano: